Ações para fomentar o empreendedorismo entre os jovens

Deixamos de ser jovens; o início da vida adulta é uma fase repleta de muitas ideias, de muitas vontades, de muitos sonhos, além  de ter aquele “gás” de se chegar em algum lugar almejado. As gerações anteriores buscavam construir uma carreira, em se estabelecer e crescer dentro de uma boa empresa. Hoje, os jovens não sonham em apenar obter um bom cargo em uma grande empresa, eles querem autonomia, liberdade;  trabalhar num lugar que tenha significado e propósito. Eles querem fazer a diferença e é pra já. Eles querem seus o próprios chefes, implantar suas ideias e investir em seu próprio negócio.

Dentro do grupo das principais economias mundiais, o G-20, o Brasil (12,02%) é o terceiro país mais empreendedor, atrás apenas da Argentina (16,54%) e do México (13,09%). Isso não quer dizer que o nosso país é um dos maiores motivadores do empreendimento e da inovação, isso quer dizer que os jovens brasileiros estão inquietos e insatisfeitos com o que o mercado tem oferecido. No artigo de 2011 o  “Jovem empreendedor no Brasil: a busca do espaço da realização ou a fuga da exclusão?” os autores, Sergio Bulgacov, Yára Lúcia M. Bulgacov, Sieglinde Kindl da Cunha, Denise de Camargo e Maria Lucia Meza afirmam que “(…) esse empreendedorismo está associado às condições de um trabalho precário”. Com todas as mudanças que ocorreram nos últimos 4 anos, e atual situação que enfrentamos hoje, se isto não realidade antes, com certeza agora é. Diante deste cenário, incentivar o empreendedorismo entre os jovens é uma reação positiva ao mercado atual, uma vez que pode renovar o mercado e sua forma de se relacionar com os jovens que saem das universidades. Por isso a importância em estimular os jovens a colocarem suas ideias em prática e começar sua vida empreendedora.

Muitos reclamam que no Brasil existem dois maus: a burocracia e a corrupção. Mas se compararmos a 20 anos atrás o processo de abertura de empresa já possui um custo menor. As facilidades do mundo hoje e as particularidades de uma geração mais conectada e que buscam soluções cada vez mais ágeis proporcionam uma realidade propícia para se empreender.

Elementos como a confiança, uma visão diferenciada sobre o mercado e coragem são essenciais ao jovem empreendedor. Não apenas para a sua capacidade de inovar, de empreender de enfrentar os desafios, mas também na busca pela mudança do ambiente empreendedor brasileiro.

Dúvidas? fale conosco

A AJE Goiânia, esta aqui para receber sua sugestão, dúvida ou lhe auxiliar. Utilize o formulário abaixo para nos enviar uma mensagem. Se preferir, mande direto para o contato@aje.goiania.br

Objetivo

Fomentar a cultura empreendedora junto à juventude goianiense, esta é a principal motivação da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiânia, a AJE Goiânia.

Feito com ♥ AJE Goiânia